segunda-feira, 18 de abril de 2011

Mão na massa (Mods) – Editando a “imagem” (Acesse os arquivos da Galeria/Aplicativos)

imageSabe os toques, gráficos e temas que sempre vem Galeria do celular? Eles podem ser alterados diretamente na firmware! Os aplicativos também!

Além disso, também é possível alterar itens do sistema de arquivos do aparelho, como os Favoritos e configurações da espera ativa. Sabe quando você tenta alterar algum arquivo de sistema e não consegue porque é de sistema? Aqui você edita diretamente na firmware.

a_1239a_1235a_1240

Você vai poder criar sua própria firmware com seus temas, gráficos e toques, jogos e aplicativos!

 

(Continuação dos posts “Mão na massa”. Se for a primeira vez que você vê esse post, sugiro que leia desde-o primeiro post Introdução e Iniciando).

Hoje ensino vocês a editar a “imagem” da firmware. Na “imagem” estão todos os arquivos da Galeria do aparelho, assim como todos os aplicativos (incluindo a Calculadora e RDS) e as configurações de Menus, Certificados, transições, temas do music player, radio, equalizador e os favoritos do navegador. Para acessar estes arquivos siga o tutorial abaixo:

Se não possuir, baixe o pacote de programas.

Extraia o pacote e execute o “uiso9_pe” para instalar o UltraISO. Ao término da instalação, execute o UltraISO e registre o serial quando for pedido.

Abra a pasta PPModd + Trix  e execute o “TriX.exe”

image image

Essa é a tela do TriX. Vamos agora carregar a “imagem” da firmware.

Em “Project type”, marque a caixa “Imput File” e clique no pequeno botão de lupa. Localize os arquivos da firmware que você quer abrir e abra o arquivo com final “*.image*

image image

Marque a caixa “Output” e clique na lupa. Selecione o local onde deseja salvar a imagem que você vai editar, digite um nome e clique em Salvar. Atenção, não esqueça se colocar a extensão “*.image” no final do nome. Exemplo “rm303 editada.image”.

image

Clique na aba “Scripts” e clique o botão de lupa em baixo. Na pasta de scripts, selecione “fate_dumper.trx” e clique em Abrir.

image

Se você extraiu todo o pacote corretamente, o próprio TriX localizará a pasta de scripts. Caso contrário ela está em “PPModd + TriX > scripts > standalone”.

Clique em “Add” e em seguida em “Start”.

image image 

Script iniciado.

Veja que no campo “Output” é exibido alguns textos.

image

Se a firmware foi selecionada corretamente, e o script carregado, ele irá exibir o tamanho da partição e três opções. Em “Your choise” insira o número da operação desejada. Digite “1” no campo para exportar uma imagem FAT e pressione Enter.

image

Digite então o nome do arquivo. Digite um nome qualquer mas coloque *IMA no final do nome. Ex. imagem.ima

image

Pressione Enter e o arquivo será criado dentro da pasta do TriX. Se você digitar antes do nome, a localização, a imagem será criada neste local. Ex.: C:/Users/Usuário/Desktop/imagem.ima criará o arquivo no desktop (no Windows 7)

Abra o UltraISO e localize a imagem. Dê um clique duplo para abrir. (Não feche o TriX! Usaremos ele depois).

image

Agora você vê os arquivos da imagem.

predefbookmarks > estão os favoritos padrão do navegador

predefgallery > é a Galeria do telefone

predefhiddenfolder > pasta oculta onde estão os temas do music player, ícone do cartão de memória e do aparelho, browser, transições etc

predefjava > aqui estão os Aplicativos

predefmenuapps > contém os outros aplicativos que o telefone usa, como por exemplo a calculadora e o Visual Radio (RDS)

predefomadm > contém as definições de configurações para as operadoras

Agora você pode adicionar, excluir, renomear qualquer arquivo da Galeria do seu telefone. Você poderá, por exemplo, excluir os toques padrão do telefone e se quiser, adicionar novos toques e o que mais quiser.

Para copiar os arquivos para o computador, selecione e arraste-os para uma pasta do Windows ou então clique com o botão direito do mouse em cima dos arquivos e selecione “Extrair para…”

image

Para inserir os arquivos, arraste-os para dentro do UltraISO.

image

Após terminar seu trabalho, salve (Ctrl + S) no UltraISO. No TriX, em Your Choice, digite “2” e pressione Enter para importar a imagem.

Se a imagem que você salvou estiver na pasta do TriX, digite o nome do arquivo. No caso, digite “imagem.ima” e pressione enter. Se você salvou em outro local, digite o caminho completo seguido do nome do arquivo. Ex.: C:/Users/Usuário/Desktop/imagem.ima e pressione Enter.

image

10º Agora para que a imagem da firmware seja criada, clique em “Stop”. A imagem da firmware será criada.

image

Agora é só instalar a firmware no aparelho usando o JAF.

 

Fonte: http://nokiahacking.pl/ traduzido e adaptado por mim para o blog s40tune.

6 comentários:

  1. e ai Mateus estou com uma duvida!!
    Um tempo atrás e visitei seu blog e vi um post assim: "Mão na massa (Mods) – Adicionando Atalhos no Menu" ou algo parecido, voce nao ira colocar mais nao?
    estava muito precisando dele!!
    rsrsrsrsrsr
    aguardo resposta!!
    Me passa seu email!!
    assim fica mais facil de falar com vc.

    ResponderExcluir
  2. β®uИø, vou postar sim, é que "perdi" os documentos que um leitor do blog tinha me enviado ainda no mês passado. Acabei publicando o post vazio. Assim que eu encontrar o original eu posto.

    ResponderExcluir
  3. Sem problema
    Estava so com uma duvida
    ok
    Estou esperando este post...
    ate mais

    ResponderExcluir
  4. brother, existe a possibilidade de eu extrair o Firmware original do meu celular, editar e depois gravar novamente no aparelho?? eu queria apenas excluir as duas músicas que vem com ele =/


    abraços, muito legal teu blog, vlw =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeitamente. Basta seguir o tutorial.

      Excluir
  5. Mateus, tudo bem?? Tenho uma duvida e gostaria que vc tirasse se possivel.

    Alguns aparelhos s40 tem gravador de radio Fm. Seria possivel "criar" um arquivo/programa e instala-lo num aparelho que nao venha de fabrica com tal funçao?? Tipo, um modelo s40 "x", tem a funçao de gravar Fm de fabrica e eu tenha um aparelho "y" quem tenha Fm, porem nao grava. Seria possivel "copiar" os arquivos desse telefone que grava da Fm para esse que nao grava??? Lembrando q os 2 modelos de celular sao s40, mesma resoluçao de tela.

    Grato. Harry Stefano.

    ResponderExcluir