domingo, 20 de março de 2011

Mão na massa (Mods) – Introdução

s40tune logoPeço desculpas a todos pela demora para postar esses tutoriais. Mas enfim, A partir de hoje inicio a publicação dos Posts sobre moddings no S40.

Nesses posts você vai aprender, além de modificações nos temas e ícones, a remover o bip de gravação de chamada,a editar os sons do teclado, da câmera, assim como qualquer outro tom musical do telefone. Também irá aprender como editar os arquivos que ficarão na “Galeria” do telefone após instalar o software, e adicionar e configurar a “Orange Homescreen”, além de alterar a ordem dos ícones do menu na própria firmware.

Para fazermos os mods são necessários (os programas estão disponíveis no fim do post):

Firmware do telefone

Baixe-a pelo navifirm. São necessários apenas os arquivos: *.ppm*, *.image* e *.mcusw.

 

Editor da PPM

Todas as imagens, fontes, sons, animações, ícones e textos do software do telefone estão neste arquivo (com exceção dos arquivos de “Menu”, “Galeria” e “Aplicativos”).

imageimageimage

Precisamos então de um programa que consiga obter esses arquivos da PPM. Para isso existe o “PPModd” e o “PPMedit” (podem existir outros). O primeiro é mais amigável principalmente pelo seu idioma padrão. Além disso, este trás junto no pacote, o TriX (comento sobre ele mais abaixo), uma outra ferramenta que usaremos no processo de “modding”.

image

 

Editor da “imagem”

imageOs arquivos da “Galeria” e “Aplicativos”, algumas configurações e Menu estão dentro de uma “imagem” do tamanho da memória total do aparelho. É como uma partição.

Se você quiser modificar ou incluir os arquivos “Padrão” do telefone, como por exemplo, os toques de chamada e mensagens, gráficos, temas, vídeos e aplicativos e jogos você deve alterar as coisas na “imagem” do firmware do aparelho. Editar a “imagem” é muito simples e é quase impossível “matar” o telefone editando alguma coisa por aqui.

O arquivo em questão é “RM303__10.10.image*”, no caso de um Nokia 5310, que nada mais é do que uma “imagem” do sistema de arquivos do aparelho, exatamente como uma “ISO”.

Para extrair a imagem (o arquivo “sai” com a extensão “*.IMA”) usamos o “TriX”, que acompanha o “PPModd” e o com o “UltraISO” adicionamos ou removemos os arquivos da imagem.

 

Programa para instalar a firmware no telefone

Para isso, usaremos o “JAF”, mas também pode ser usado o “Phoenix”.

 

E o principal, Disposição

Apesar de simples, é preciso disposição para editar a firmware. Não é muito divertido ter que editar os “ícones”, por exemplo, um a um, salvar a firmware e então esperar de 10 a 15 minutos para o JAF instalar a firmware.

Se algo de errado ocorrer, o telefone “morre” ou trava na inicialização. Claro, isso só se você fizer algo de errado (irei adverti-lo sobre o que você pode, e o que não pode editar) e reviver m aparelho não é nenhum bixo de sete cabeças. O melhor é que salve uma cópia da “PPM” a cada edição. Muitas vezes, após editar vários itens, o “PPModd” trava ao tentar salvar a imagem e ninguém quer perder tudo em instantes, não é?

Nokia-1

Também pode baixar a firmware de um outro aparelho, como por exemplo o “X2” e “C3” que usam a 6ª versão do S40, e copiar seus ícones e menus para a sua firmware, mas como nem todos usam o mesmo padrão (pode ser que o ícone de “SMS” do seu telefone, fique em um lugar diferente do outro aparelho, e também existem os “simpáticos” arquivos “*.NIF” que em alguns casos, não abrem de jeito nenhum e ficamos sem saber qual ícone é aquele). Nem tente pegar a firmware de um outro aparelho e tentar instalar no seu aparelho. Não vai dar certo. Usar os arquivos dos outros aparelhos você pode, tentar usar a mesma firmware não.

Imagem1

Se você não está entendendo nada, espere para “os posts da edição”. Você vai entender muito melhor quando “botar” a mão na massa.

 

Download

Facilitando a vida de todos, inclui todos os arquivos necessários num único arquivo.

PPModd v0.9 + TriX + PPM Editor 3.0 Lite + NIFViewer + UltraISO Premium Edition + Navifirm + Visual C++ 2008.

Clique aqui para baixar.


Obs.: Eu, assim como o Blog e as pessoas que me ajudam nele, não somos responsáveis por nenhum dano que venha a ocorrer com o seu aparelho. Os tutoriais estão aqui para qualquer um que esteja disposto a testa-lo em seu aparelho, mas em nenhum momento somos responsáveis por qualquer avaria em seu aparelho celular, computador e softwares.

“Tenha bom senso, precisei de tempo e disposição para escrever os posts desse blog. Na hora de copiar as postagens, coloquem os créditos a mim e ao blog.”

5 comentários:

  1. LINK INDISPONIVEL... favor atualizar o link para que eu e/ou outros leitores e admiradores possam efetuar o download desse pacote muito util de programas

    ResponderExcluir
  2. Estranho o link estar com problema. De qualquer forma, reupei o pacote. Link online.

    ResponderExcluir
  3. posso usar o menu inteiro do x2 no c2-01?

    ResponderExcluir
  4. werycles99, se vocÊ se refere ao X2-00 tudo indica que sim, pois ambos os aparelhos possuem tela, hardware e sistema parecidos. Não sei te responder como. Estava conversando com um leitor que conseguiu instalar a firmware de um 5310 no 5130, porém não tivemos mais contato.
    Assim que eu conseguir, posto.

    ResponderExcluir
  5. Porque a Firmware do Nokia 200 não pega no PPMod?

    ResponderExcluir