Pesquisar no blog

Carregando...

sábado, 4 de dezembro de 2010

Minimizando aplicativos em Java no seu S40

O TELEFONE NECESSITA DE UMA CONFIGURAÇÃO ANTES. MODIFIQUE O "PRODUCT PROFILE".

Muito simples, com esse tutorial será possível minimizar qualquer apicação em Java podendo continuar sua execução depois.

Veja abaixo um Nokia 5310 XpressMusic minimizando os aplicativos.

Atualizado: 17/01/2012: Você poderá por exemplo, deixar fazendo um download no Opera Mini e ir tirar uma foto ou gravar um vídeo, por exemplo. Você também poderá deixar seu player Java favorito de músicas tocando e minimiza-lo, podendo escrever uma mensagem, ou acessar o Navegador Web.

Esse tutorial funciona em qualquer S40 (S40v5 e S40v6) incluindo o C3-00, X2-00. Como eu disse, qualquer S40 5ª ou 6ª edição.

Para saber qual versão do sistema o seu Nokia executa vá em http://www.forum.nokia.com/Devices/Device_specifications/?filter=s40

Para isso basta adicionar duas linhas de texto ao arquivo *.jad ou *.jar. Não há necessidade de fazê-lo em ambos.


1º Pelo arquivo *.jar

Abra o aplicativo *.jar com o WinRAR.

winrar1.bmp

Localize a pasta “META.INF”.

winrar2.bmp

Abra o arquivo “MANIFEST.MF” com o Bloco de Notas ou outro editor de texto.

winrar3.bmp

Adicione o seguinte texto ao final no documento.

Nokia-MIDlet-no-exit: true
Nokia-MIDlet-auto-start: false

Obs: Se o aplicativo ficar inválido, adicione apenas a linha “Nokia-MIDlet-no-exit: true”.

winrar4.bmp

Feche a janela e salve as alterações. Logo o WinRAR detectará que o arquivo foi modificado. Clique em SIM para atualizá-lo ao arquivo *.jar.

Sem título.bmp

2º Pelo arquivo *.jad

Abra o arquivo *.jad com o Bloco de Notas ou outro editor de texto.

2.bmp

Adicione o seguinte texto ao final no documento e salve.

Nokia-MIDlet-no-exit: true
Nokia-MIDlet-auto-start: false

Obs: Se o aplicativo ficar inválido, adicione apenas a linha “Nokia-MIDlet-no-exit: true”.


O que faz o que?

A linha “Nokia-MIDlet-no-exit: true” faz com que o aplicativo não seja fechado ao pressionar a tecla “Encerrar”.

A linha “Nokia-MIDlet-auto-start: false” impede o aplicativo de se auto iniciar, mas faz com que o aparelho reconheça o aplicativo como inválido nos S40v6. Caso isso ocorra com você, remova essa linha.


Observações

Nem todos os aplicativos “retornam” no S40v5. O “Social Player”, por exemplo, dá erro ao ser maximizado.

Os aparelhos com versão inferior a Series 40 5th Edition não trabalham com esse MIDlet.

O mesmo ocorre com os “Edition Lite”, como por exemplo o Nokia 5000.

Series 40 5th Edition Lite

Series 40 5th Edition, Feature Pack 1 Lite

Series 40 6th Edition Lite

Para saber qual versão do sistema o seu Nokia executa vá em http://www.forum.nokia.com/Devices/Device_specifications/?filter=s40

Ao ser minimizado, basta abrir o aplicativo novamente para que ele retorne. Não há como saber que aplicativo está rodando em segundo plano. (Exceto no caso de S40v6 como o C3 e o X2-01)

Se você abre outro aplicativo com um ainda em execução, o aparelho consegue rodar ambos ao mesmo tempo, mas desde que eles não excedam o buffer de 2MB (memória heap, a RAM dedicada a Java) nos S40v5. Nos mais recentes S40v5 e nos aparelhos S40v6 cada aplicativo possui seu buffer, sem compartilhar com os outros aplicativos. No caso, você poderá abrir quantos conseguir até o limite da memória RAM do aparelho.

Você pode alterná-los sem problemas mas se resolver fechar um deles, no caso do S40v5 mais antigos como o 5310, 5610 e derivados o aparelho reinicia devido a incapacidade do S40 de gerenciar multitarefa em Java (no caso do S40v5 mais recentes como o 2690 isso não ocorre. Os aplicativos podem ser encerrados sem problema. No caso dos S40v6, há um gerenciador de aplicativos abertos quando a memória RAM fica cheia, veja abaixo).

imageimage

Imagens by Nokiatividade

Se você usa um S40v6 como o C3 ou o X2-01 poderá usar a multitarefa tranquilamente. Caso falte memória, um aviso como o acima será exibido.

Veja no vídeo no início do Post onde eu já estavam dois aplicativos em segundo plano, abri o City Bloxx e ao fechá-lo, o aparelho reiniciou. O mesmo ocorre quando o buffer está cheio. Esses problemas NÃO ocorrem nos novos S40v6.

Eu já consegui, por exemplo, rodar o Nimbuzz com uma conta do Messenger e o eBuddy com outra conta do Messenger ao mesmo tempo, conversando com amigos em ambos os aplicativos sem problemas, pois ambos usam pouca RAM (buffer ou heap). Ou então deixar um download em progresso no Opera Mini e então usar a câmera do aparelho ou ouvir uma música ou reproduzir um vídeo.

87 comentários:

  1. qual é o botão de encerrar? aqui não deu, se eu aperto o botão vermelho de desligar a chamada ele encerra o aplicativo normalmente...
    obs: tenho um nokia 5310 XpressMusic igual o do video

    ResponderExcluir
  2. O botão vermelho.
    Se o aplicativo possui o arquivo JAD e JAR adicione a linha nos dois.
    Vou fazer testes e revisar o texto.

    ResponderExcluir
  3. Pronto. Antes é preciso modificar a PPU do telefone. Já há um tutorial sobre como fazê-lo.

    ResponderExcluir
  4. como fazer isso nos aplicativos que ja estão instalados?

    ResponderExcluir
  5. Mateus eu tentei fazer isso com o Opera mini 6.0 no meu nokia c3-00 e deu como aplicativo invalido, uma coisa que eu notei é que o Jad esta diferente do da imagem..gostaria que vc me ajudasse porque preciso muito usar o meu Opera em segundo plano.

    ResponderExcluir
  6. the walker´s, Pode não ter dado certo devido ao certificado do aplicativo. Tente fazer o procedimento com o arquivo JAR do aplicativo.

    ResponderExcluir
  7. Muito Obrigado Matheus era o certificado do Jad msm que nao estava aceitando, mas também tive que baixar outro Opera. Obrigado pela ajuda!!

    ResponderExcluir
  8. gostaria de saber se é possilvel minimizar aplicativos no nokia 3710 fold?

    ResponderExcluir
  9. dion, a melhor forma de fazer é testando, mas adianto que funciona sim.

    ResponderExcluir
  10. Mateus, (quanto tempo hein) não funcionou aqui. O Opera Mini 6 já vem com essas linhas no jar e no jad, mas quando aperto encerrar ele pergunta se quer fechar ou não. Ah, comente sobre o MULTiME.ORG, é um site que junta aplicativos e cria um aplicativo só, mas você pode minimizar apertando e segurando uma tecla e abrir outro que voce empacotou.

    ResponderExcluir
  11. Marcelo Alencar, ainda não tive tempo de observar esse problema com o Opera. A forma mais fácil é baixá-lo sem o certificado. Você encontra nas opções de download. Já tentou apenas adicionar a linha no .jad? Isso tinha resolvido com um usuário.
    Estou sem tempo para postar, mas vou esperimentar esse site que você citou. Uma vez já tinha lido sobre colocar vários aplicativos num jad só. Interessante.

    ResponderExcluir
  12. tem como fazer isso com os app ja instalados no cel?

    ResponderExcluir
  13. Re: murilloo > Sim, é possível eu fiz no Opera mini 6.0, Meboy 2.2 e Tony Hawk... usei JADMaker para fazer arquivo jad para quem não tinha e funcionou bem,só não funcionou com doodle jump'.

    ResponderExcluir
  14. To vendo que vai ser necessário postar o JADMaker

    ResponderExcluir
  15. Mas o app fica invalido quando eu sigo esses passo.

    ResponderExcluir
  16. murilloo, os aplicativos nativos do aparelho possuem permissões extras e certificados. Se você alterar o JAD ou o JAR, ira modificar alguma coisa.
    Vou ver o que consigo fazer.

    ResponderExcluir
  17. tem algum e-amil para entrar com contato? porfavor, murilloo_ @ hotmail . com

    ResponderExcluir
  18. murilloo, meu email de contato para o blog é mateusmm@ovi.com (veja na aba "Contato")

    ResponderExcluir
  19. murilloo, certeza que a causa foi isso?
    A voltagem do SIM é padrão 1,5v, e dificilmente será diferente. Já tive Chip SIM queimado em dois aparelhos LG e um Nokia 1680 sem nenhum tipo de modificação.

    ResponderExcluir
  20. Mas aconteceu depois que fiz a modificação e nenhhum app do proprio cel não funcionavam... e-mail, comunidades, loja e ate o opera, entrava no app com muita lentidao e quando entrava se voce fosse escrever ele fechava o app e mostrava uma msg de java. ele reiniciava e não pegava o sinal do chip. o menu principal não tinha mais o email nem o menu do sim. Bom consegui reverter o que mudei e o cel ta normal agora. o Negocio é tirar o escorpiao do bolso e comprar um android ou iPhone

    ResponderExcluir
  21. murilloo, mas concerteza se você alterar os aplicativos padrões, não vai dar certo devido aos certificados. De qualquer forma, então o SIM Não queimou?
    É só ter um pouco de cuidado ao fazer qualquer modificação.

    ResponderExcluir
  22. como alternar entre os aplicativos?

    ResponderExcluir
  23. werycles99, como está escrito no post, a única forma é indo até o aplicativo e abrir ele.
    Você pode adcicionar os atalhos dos aplicativos a sua Espera Ativa para que você possa alternar de forma mais rápida.

    ResponderExcluir
  24. como minimizar app no nokia x2-00 v8.17
    app tipo o ebuddy ou outro games javas e tais
    ?

    ResponderExcluir
  25. L, é só seguir o tutorial. Primeiro, veja "O Fim das Permissões". Depois basta aplicar esse tutorial aos aplicativos. Serve para qualquer aplicativo JAV que não tenha certificados.

    ResponderExcluir
  26. CAra, tenho um C3-00, nao adianta ja tentei ebuddy, opera tudo da aplicativo invalido, nao aguento mais. Voce poderia me passar o link de um opera mini 6.1 e um ebuddy que venham sem certificado? pq eu faço isso no jar, da arquivo invalido, faço no jad dah tbm, faço nos dois dah tbm

    ResponderExcluir
  27. o meu ta com o mesmo problema do inexistente, pensei q tinha feito o processo errado, mais Mateus colocou um app aki "flexis" e com ele funcionou, então será q da pra disponibizar aki os aplicativos ja modificados pra minimizar?
    desde ja agradecido

    Nokia X2-01

    ResponderExcluir
  28. esta aparecendo aplicativo invalido no nokia c3

    ResponderExcluir
  29. cara so tem um poble eu fiz aquele esquema no aplicativos sertinho mais a hora que eu vou tentar rodar no meu celular ele da aplicativo invalido isso ocorre com meu nokia c3?valew abraços

    ResponderExcluir
  30. Para o meu c3, com a versão 04.60 do software, é necessário fazer a etapa do "product profile"?

    Quero muito deixar o skype minimizado no meu telefone.

    Há alguma possibilidade do telefone dar problema e eu perder o aparelho?

    ResponderExcluir
  31. inexistente, Elias, douglas e ViiniciusLucas, experimentem efetuar o tutorial e excluir o arquivo JAD.

    mvbueno, fique tranquilo, é praticamente impossível perder o aparelho executando as etapas corretamente. Qualquer aparelho é necessário executar a etapa do Product Profile.

    ResponderExcluir
  32. cara deu tudo certo ppu e etc nao pergunto pr aler dados da galeria mas eu alterei o negocio java ai quando fui abrir o aplicATIVO apareceu "aplicativo invalido" tentei minimizar em outro aplicativo sem faser alteraçao apareceu um negocio la mas acho que na oe nada mas o problema e da toda ves que altero "aplicativo invalido" por favor eo que faço

    ResponderExcluir
  33. lucas, tenta editar apenas o JAR e excluir o JAD

    ResponderExcluir
  34. matheus vo faser modifcar apenas o jar e excluir o jad isso se o aplicativo tiver o jad neeh shshsh eu baixei o flexis que vc postou aki no blog ai rodo direitinho no celular e ainda mimizo fico la minimizado de boa o que vc nele pra ficar dakele jeito se puder digitar muito obrigado

    ResponderExcluir
  35. cara meu c3 fico louco dps de tudo isso ai fis tudinho ai ele minimizo na boa ai dps eu reinicie o celular ai fico louco tela branca toda horA TIPO fica toda hora reiniciando e aparecia akela frase de test usb so que o teclado do cell ta bloqueado na senha ai eu digito ele renicia na hora veyy =( na oconsigo liberar teclado pra faser isso por favor o qe eu faço !!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  36. lucas, quando o aparelho perguntar sobre o "test usb" coloque NÃO. Tente ligar o aparelho sem MicroSD e SIM.

    ResponderExcluir
  37. olha cara tirei o SD e SIM deu na mesma nao consigo meche no cell ele renicia assim quando liga veyy e aparece a mensagem mas nao da tempo de destravar o teclado e aperta nao pq ele ja reinicia neem sei mas o que faser meu aparelho e o s40v6 nokia c3 se puder ajuda fico muito agradecido

    ResponderExcluir
  38. lucas, é vai ter que flashear como Dead USB.

    ResponderExcluir
  39. flasher ? o que e isso dead USB ????

    cara acho que descobrir o problemas veyy toda ves que o celular tem muita aplicaçao aberta ele reinicia eu acho que as aplicaçoes agora esta abrindo toda hora que o celular e iniciado so que nao consigo fechalos ahh so uma coisa quando eu alterei o aplicativo eu nao colokei o Nokia-MIDlet-auto-start: false nao coleki so colokei o outro sera que isso entao oque vc me dis

    ResponderExcluir
  40. Mateus, tô tentando aumentar a memoria heap do celular editando o arquivo *.mcusw. abri ele com o bloco de notas e tinha várias coisas de sistema até a resolução das fotos.

    ResponderExcluir
  41. o problema de dar aplicativo invalido é por causa da linha:"Nokia-MIDlet-auto-start: false". no meu x2-00 essa linha faz o aplicativo ficar invalido.

    ResponderExcluir
  42. eu tenho um X2-01 e toda vez que eu faço isso os aplicativos ficam invalidos

    ResponderExcluir
  43. eu fiz tudo isso, os passos do phoenix e esses daqui, mas quando vai rodar o aplicativo da erro no meu x2-00 mas no meu 5220 rodo perfeito =/

    ResponderExcluir
  44. lucas, Flashear é instalar a firmware modificada no aparelho. Dead USB é o modo usado para flashear o aparelho "morto", usado quando se instala uma firmware modificada. Leia http://s40tune.blogspot.com/2011/01/como-usar-o-jaf.html
    O Nokia-MIDlet-auto-start: false impede de os aplicativos editados iniciarem automaticamente, apesar de ser perfeitamente normal que iniciem alguns da própria Nokia como o cliente de email, MI, WhatsUP e Loja. Adicione essa linha aos aplicativos editados para ter certeza que estes não irão iniciar junto com o sistema. Se o aparelho estiver dando problemas, baixe a firmware correta e "virgem" pelo Navifirm e instale ou reinstale pelo Nokia Suite, Nokia Software Updater OU Nokia PC Suite.

    josé batista, concerteza há coisas aí, mas não será no Bloco de Notas que vamos conseguir. Falta um programa (ou interesse) para mexer com o MCUSW. Procurei mas não achei. Conversemos no email que passo links de alguns foruns internacionais onde há bastante material e discussões sobre isso.
    Sobre o X2-00 realmente estranho, estou novamente "voltando" a ativa, vou procurar mais informações sobre e atualizar o tutorial.

    joão cqarlos e provocador de milagres●•∙ , tentem colocar apenas a linha "no-exit".

    ResponderExcluir
  45. josé batista, fuçando no MCUSW no melhor estilo "Bloco de Notas" encontrei informações como o Clock do processador do aparelho, VCore, SDRAM, clocks de sistema e codecs de áudio, formatos de arquivos aceitos pelo aparelhoe outras configurações e valores de sistema. Muito interessante. Que esse arquivo é responsável principalmente pelo hardware eu já sabia, mas que era possível obter tanta informação apenas abrindo pelo Bloco de Notas eu nem imaginava.

    ResponderExcluir
  46. Mateus em que tutoriais você esta desenvolvendo?

    ResponderExcluir
  47. Deu tudo certo no meu x2-01... eu so coloquei "Nokia-MIDlet-no-exit: true" no arquivo JAR e deu certo, até com o Opera Mini... Não tive problemas com a calculadora, nem com as "Comunidades" nem com a visualização da tela principal, a unica coisa que me incomodou foram as mensagens: Warning; TCK Flag set! e Test RNDIS USB mode.
    Então só "Test RNDIS USB mode" parou de aparecer ao ligar o celular, mas a outra continuou, mas dava pra viver com isso... mas aí o aparelho ficou bugado, a tela inicial travava e as comunidades não apareciam, e o bate papo tb... e a calculadora nem abria...Então eu desfiz tudo, porque ele realmente ficou bugado, então prefiro ele como era...
    Mas eu realmente queria minimizar os aplicativos... alguma sugestão pro meu problema?

    ResponderExcluir
  48. mas antes quandoi colokei a linha "Nokia-MIDlet-auto-start: false" dava aplicativo invalido ai quando colokei somente “Nokia-MIDlet-no-exit: true” foi certinho eu vou levar o meu aparelho na nokia ja que ele esta na garantia ainda

    ResponderExcluir
  49. josé batista, no momento em nenhum. Não estou em casa, e está bem difícil aqui.

    Jac, simples, então não faça a parte para remover "Test RDNIS USB mode" se você a fez. Se o aparelho estiver "estranho" reinstale o software pelo Nokia Suite e libere as permissões.

    lucas, você vai levar o aparelho por causa da linha "Nokia-MIDlet-auto-start: false" que faz o aplicativo não funcionar? Se for, não há necessidade. Algumas assistências incompetentes irão acusar mal uso e complicar pois você não estará usando o aparelho "devidamente".

    ResponderExcluir
  50. nao eu so to falando da linha pq toda ves que colocova a linha auto star dava erro no aplicativo mas eu vou levar na nolis so pra eles deixa celular devoltat ao normal ai tentaria faser o mesmo procedimento acima

    ResponderExcluir
  51. lucas, sem ordem de serviço a assistência pode querer cobrar. Porque não reinstala o software pelo Nokia Suite? O procedimento da AT será o mesmo. No caso dos novos aparelhos, apenas a linha "Nokia-MIDlet-no-exit: true" faz funcionar o aplicativo.

    ResponderExcluir
  52. o celular ta mna garantia por isso vou levar fas apenas 4 meses que comprei o aparelho fui tentar dead USB deu "Error reading phone init data..."

    ResponderExcluir
  53. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  54. lucas, esse erro significa que tem alguma coisa errada. pode ser na porta USB, no aparelho, na firmware, do driver ou no programa. Tente trocar de porta, tirar a bateria e etc.
    O C3 Gold Edition é um S40V6, por isso o tutorial funciona perfeitamente.

    ResponderExcluir
  55. som ja tirei a bateria tentei sem sim e micronsd e deu na mesma baixei a firmware no navifirm ahh eu nao faleo nada sobre golddn edition deve ter sido outra pessoa

    ResponderExcluir
  56. sim ja tirei a bateria tentei sem sim e micronsd e deu na mesma baixei a firmware no navifirm ahh eu nao faleo nada sobre golden edition deve ter sido outra pessoa

    ResponderExcluir
  57. lucas, porque não tenta no modo normal, sem ser Dead USB?

    ResponderExcluir
  58. pq assim quando ele liga ele ja reinicia como disse antes

    ResponderExcluir
  59. pq assim quando ele liga ele ja reinicia como disse antes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pegue a firmware mais nova possível e tente. Mesmo que ela esteja em outro idioma.

      Excluir
  60. Até queria testar esse tutorial, mas parece que dá algum problema quando o telefone pede senha pra desbloquear teclado ao ligar (o que aconteceu com o colega ali em cima).
    Eu prefiro a senha que minimizar aplicativos :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como assim? Não funcionou desativar a proteção de teclado com senha?

      Excluir
  61. vlw pelo tutorial, cara, porenquanto tah tudo ok, só q no meu asha 303 ,quando abro um aplicativo(no caso NEScube) e minimizo, nao consegigo abrir o media player(o q vem nativo ), aparece operação invalida
    alguem pode me ajudar.?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desative os sons dos aplicativos (coloque em Silencioso).

      Excluir
  62. ah nao ,outra vz eeu aqui ,cuando vou abrir a pasta de aplicativos o cel reinicia e aparece aquela msg pra tocar em sim ou nao...

    ResponderExcluir
  63. apliquei primeiro tutorial das permissoes, e depois o de minimizar aplicativos, só que acontece o seguinte:quando vou abrir os aplicativos modificados pra minimizar que estao na pasta aplicativos o celular reinicia sozinho e depois aparece a mensagem:"test in RNDIS USB mode?". ai eu escolho "não".outra coisa que aconteceu depois que apliquei o tutorial da permissoes quando abro alguns aplicativos ,principalmente esses nativos do aparelho surge a seguinte mensagem: "warning TCK Flag set". além do que por exemplo quando abro o aplicativo do batepapo nativo do aparelho as vzs aparece que esta em execução pedindo pra encerrar, sendo que eu nem havia aberto antes.pra finalizar os atalhos da tela inicial onde havia os contatos favoritos e redes sociais logo abaixo, nao aparecem, a unica coisa que aparece é "aguardando".me ajudem ai a pra ajeitar esses contratempos, ou entao me digam uma maneira de o celular voltar as configurações anteriores...abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você colocou apenas a linha "Nokia-MIDlet-no-exit: true"? Os aplicativos que você editou não são protegidos por certificado? Se for, crie um JAD do aplicativo com esse programa http://www.4shared.com/zip/Vr1W17hT/JADMaker.html e edite APENAS o JAD.
      A mensagem "test in RNDIS USB mode?" leia esse tutorial http://s40tune.blogspot.com.br/2011/07/test-rndis-usb-mode-ao-ligar-o-aparelho.html
      Escolhendo SIM, o aparelho minimiza e libera as permissões, mas em alguns modelos, a conexão USB pode ficar indisponível. NÃO, libera a conexão USB mas não libera as permissões.
      "warning TCK Flag set" aparecerá sempre que algum aplicativo fechar. Isso indica que as permissões estão liberadas para aplicativos sem certificado. Leia o tutorial que passei acima. Alguns aparelhos não minimizam se você aplicar o tutorial. O aplicativo Bate Papo, como já fica minimizado por padrão, pode dar problemas. Ele, assim como vários aplicativos nativos, abrem automaticamente ao ligar o aparelho. A linha "Nokia-MIDlet-auto-start: false" impede isso, mas dá problema em alguns aparelhos. Não aplique o tutorial para minimizar nos aplicativos nativos do aparelho.

      Excluir
  64. para: todo mundo que esta tentando fazer isso....
    Para poder minimizar aplicativos java, e presciso primeiro editar o perfil do software do seu aparelho...
    Para isso voce prescisa do Phoenix e do Pacote CareDP do seu telefone...
    Exemplo: seu celular e o C3, pesquise no Google por download nokia C3 CareDP....
    Obs:So baixe CareDP de aparelhos nokia, todo procedimento acima tem que ser feito no seu pc...
    Depois de baixar o Phoenix, extraia o CareDP que voce baixou...
    No Phoenix: Conecte o cabo usb no seu telefone e no pc,(tenha o nokia pc suite instalado no pc...)e selecione em que unidade usb esta seu telefone(selecione onde esta escrito no connection),selecione "Nokia PC Suite" No seu celular,quando quando for selecionar a entrada usb ira aparecer "USB (Numero da entrada) RM-(rm do aparelho)".
    Para escanear seu aparelho aperte "CTRL + R"quando terminar va na guia product e em product profile...
    E va na pasta onde estraiu o CareDP do seu aparelho e selecione o arquivo .ppu
    quando carregar click em "read" para ler as configuraçoes do aparelho..
    Na opçao "java tck off" altere para "java tck (R&W)".
    Click em write para salvar no seu telefone.
    Pronto!
    Para minimizar apps abra o arquivo .jar com winrar e edite o arquivo manifest.mf e adicione no final: nokia-midlet-no-exit:true
    e mande para seu aparelho pelo bluetooth ou nokia suite.

    ResponderExcluir
  65. eu abri r varias aplicaçoes mas nao apareceu deseja fechar algum aplicativo e sim reinicio nuum sei porque nao aparece porque sera ao meu celular e

    C3-00

    08.70

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adicione APENAS a linha "nokia-midlet-no-exit:true".

      Excluir
  66. nao acho ppu par meu nokia asha 201 sera que alguem sabe onbde posso baixarlos?

    ResponderExcluir
  67. Como consegue editar o arquivo no bloco de notas? aqui eu arrasto o arquivo pra dentro do bloco de notas, adiciono as linhas, aí pergunta se eu desejo salvar as alterações (windows), eu coloco que sim, mas aí eu abro o arquivo de novo e ele está ainda original.

    Desde já, agradeço.

    ResponderExcluir
  68. Eu aperto o botao vermelho do NOKIA C3 e o aplicativo fecha '-' Como faço, ja adicionei as 2 linhas, mas tive que tirar uma linha porque deu aplicativo invalido

    ResponderExcluir
  69. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  70. meu nokia é o 2690 e nao estar funcinando, eu aperto o vermelho e ele pede para enderrar!
    depos da um erro dizendo warning tck flag set.
    me ajuda ai..

    ResponderExcluir
  71. Mateus, o meu nokia X2-01 fiz tudo que tá acima, só que tá dando erro TCK flag set. No Phoenix eu apertei um botão e mudou toda a configuração da PPU Nokia. Aquelas opções desmarcadas e selecionadas além de alguns números.
    Vc poderia me passar todas as opções q estão marcadas e desmarcadas quando não houve alteração. O meu nokia é o X2-01.
    pode enviar no meu e-mail um print de todas as opçoes ou num arquivo de texto:

    E-mail: Thibac.barros890@gmail.com

    Ou pode me ensinar a voltar a configuração de fábrica.

    ResponderExcluir
  72. aee cara..consegui fazerr..ta funfanfoo legau aki no meu C3..vllwww msm...sera q vc nao teria um tutorial aee pra crackear(hackear) o c3 tbm..pra ele poder aceitar outros tipos de arquivos??? se tiver posta aii, desde já agradeço..BOA NOITE E MUITO BOM SEU BLOG pq os s40 estao ficando esquecido =/ continua com esse blog q é muito show..FUI!

    ResponderExcluir
  73. Mesmo com o java modificado, o WINRAR está tendo o acesso negado no momento de adicionar no final do texto:
    "Nokia-MIDlet-no-exit: true
    Nokia-MIDlet-auto-start: false".

    PS: Modifiquei o "PRODUCT PROFILE" para "Java TCK - On(JSR75 R&W)", não deu problema na hora de clicar em "write", ou seja segui o tutorial passo a passo. Nokia C3-00

    ResponderExcluir
  74. esse tutorial da certo com o nokia 5130?
    se de certo manda ai como fazer valeu!!

    ResponderExcluir
  75. Eu fiz o processo todo, os apps minimizam quando pressiono a tecla encerrar, mas se eu fechar um app pelo menu>exit do próprio app ele num volta. eu tenho q reiniciar o celular pra abri o app novamente.
    Isso Tem alguma solução.

    ResponderExcluir
  76. Olá pessoal!
    Fiz o tutorial e deu certo, porém agora meu celular não para de reiniciar e aparecer a mensagem para colocá-lo em teste USB. Eu selecionando SIM ou NÃO dá no mesmo pq o celular apaga e volta a mesma janela.
    Alguém pode dar uma idéia de como reverter isso? Pior é que não dá tempo de usar o phoenix e reeditar a .ppu, pois o cel reinicia rápido.
    Agradeço desde já!

    ResponderExcluir
  77. tem como fazer o tutorial com um nokia asha 202?

    ResponderExcluir
  78. Fiz esse negócio de multitarefa, mas agora o rádio do celular não funciona mais! Isso é normal? Como faço pra ter o radio de volta? Já desativei a multitarefa, mas mesmo assim o rádio não funciona! Por favor, me ajudem! Meu celular é um nokia x2-01.

    ResponderExcluir